São Miguel do Araguaia sedia Encontro Regional “Cidade Empreendedora”

São Miguel do Araguaia sedia Encontro Regional "Cidade Empreendedora" 1

São Miguel do Araguaia sedia Encontro Regional “Cidade Empreendedora”

Ação que envolveu o Poder Público e a Iniciativa Privada e o Terceiro Setor teve como objetivo promover o Desenvolvimento Regional.

 

Por Pedro Gomes e Euclides de Souza Goianinho

 

São Miguel do Araguaia sedia Encontro Regional "Cidade Empreendedora" 2
Encontro Regional do SEBRAE GOIÁS em São Miguel do Araguaia

A cidade de São Miguel do Araguaia foi palco no dia 8 deste mês do Encontro Regional – Cidade Empreendedora, incrementação da sociedade organizada que trabalha em parceria visando promover o desenvolvimento do Norte Goiano. O evento foi realizado pelo SEBRAE – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, em parceria com o Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada e ainda a FGM – Federação Goiana dos Municípios, AGM – Associação Goiana de Municípios; Prefeitura de São Miguel do Araguaia e Sindicato Rural; ACIASMA – Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de São Miguel do Araguaia.

São Miguel do Araguaia sedia Encontro Regional "Cidade Empreendedora" 3
Palestras importantes foram proferidas durante o encontro

O encontro contou com presença de diversas autoridades, entre elas o presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Ubiratan da Silva Lopes e do vice-presidente, Osvaldo Guimarães; o diretor do SEBRAE Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto; a prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares, atual presidente da Amunorte; o prefeito de Amaralina, Dásio Marques Ferreira e o vice-prefeito de São Miguel, Eduardo Seabra Tomaz.

São Miguel do Araguaia sedia Encontro Regional "Cidade Empreendedora" 4Sob a proposta de estimular a integração de lideranças regionais, por meio da abordagem das potencialidades econômicas comuns aos municípios da região e assim provocar a análise de oportunidades de projetos integrados envolvendo os municípios vizinhos, a programação constou de palestras importantes, onde foram debatidos temas ligados ao desenvolvimento econômico, entre tais o “Cooperativismo de crédito – agente de desenvolvimento local” que teve como palestrante o engenheiro agrônomo, João Carlos Leite, considerado uma referência nacional no quesito cooperativismo. João Leite é fundador e atual presidente do SICOOB Saromcredi (Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de São Roque de Minas Ltda). Ele destacou as boas práticas que o cooperativismo proporciona para o desenvolvimento de uma região.

João Leite é presidente da Associação Mineira de Produtores de Queijo Artesanal e foi o precursor dos trabalhos para o registro e certificação do Queijo Canastra, que após o reconhecimento, passou a aquecer os negócios dos pequenos produtores da Serra da Canastra. Hoje, esse queijo produzido de forma artesanal ganhou o mundo através de premiações internacionais como o famoso concurso Mundial Du Fromage, realizado em Tour, na França.

São Miguel do Araguaia sedia Encontro Regional "Cidade Empreendedora" 5A prefeita Vanuza Valadares fez uma avaliação bastante positiva do Encontro Regional realizado em São Miguel do Araguaia. “É papel da Amunorte , impulsionar o desenvolvimento da região, através de iniciativas e parcerias que visam fortalecer os líderes e empreendedores do norte goiano. A Amunorte, em parceria como Sebrae Goiás e demais parceiros, busca integrar os municípios, através de temáticas empreendedoras, trazendo sempre inovações que venham de encontro aos líderes do Norte de Goiás”, ressaltou a presidente da Associação de Prefeitos do Norte.

A prefeita Vanuza Valadares, destacou ainda o estímulo que, segundo ela, o governo de Goiás tem acrescentado ao povo goiano, através da Secretaria Estadual da Retomada. “Nós sempre evidenciamos o empenho do Governador Ronaldo Caiado, através das secretarias de estado, que têm dado suporte para continuarmos avançando em nossas realizações, e, assim, o Norte de Goiás se mantem avançando e se desenvolvendo”, afirmou a prefeita de Porangatu.

Rúbya Karla, gerente de negócios do Escritório Regional do SEBRAE, lembrou que durante o evento foram apresentados trabalhos que o Sebrae Goiás vem desenvolvendo na região, visando fortalecer a melhoria do ambiente de negócio nos municípios.

“As ações de políticas públicas de apoio e incentivo ao empreendedorismo dão suporte para que empreendedores locais desenvolvam seus negócios com resultados ainda melhores”, afirmou a coordenadora regional do Sebrae Goiás, Rúbya Karla.

Aproximadamente 100 pessoas participaram do evento, representando as cidades de São Miguel do Araguaia, Porangatu, Mundo Novo, Mara Roza, Amaralina, Trombas, Estrela do Norte e Alto Horizonte. A maior representação no encontro foi do município de Porangatu, que teve participação também de vereadores e empresários.

Na ocasião, houve apresentação das potencialidades da região, com destaque para a produção do açafrão de Mara Rosa, a produção de mel de Porangatu e a pesca esportiva de São Miguel do Araguaia.

 

Euclides de Souza Goianinho é secretário executivo da AMUNORTE e faz parte da Associação Goiana de Imprensa, sob matricula 2486.