Sinais de Vida? Gases misteriosos são detectados em planeta fora do sistema solar

Gases encontrados em exoplaneta sugerem presença de atividade biológica, mas cientistas pedem cautela.

Cientistas detectaram os gases dimetil sulfeto (DMS) e dissulfeto de dimetila (DMDS) na atmosfera do exoplaneta K2-18b, localizado a cerca de 124 anos-luz da Terra, na constelação de Leão. Na Terra, essas substâncias são produzidas exclusivamente por organismos vivos, como o fitoplâncton marinho — sugerindo que o planeta pode abrigar formas de vida microbiana.

Apesar do entusiasmo com a descoberta, os pesquisadores destacam que ainda são necessárias mais observações para confirmar qualquer hipótese sobre vida extraterrestre. Por ora, o que se tem é uma possível bioassinatura detectada pelo telescópio espacial James Webb.

“Este é um momento transformador na busca por vida além do sistema solar. Demonstramos que é possível detectar bioassinaturas em planetas potencialmente habitáveis com os recursos atuais. Entramos na era da astrobiologia observacional”, afirmou o astrofísico Nikku Madhusudhan, do Instituto de Astronomia da Universidade de Cambridge.

Madhusudhan ainda acrescentou, com entusiasmo: “Esses são os primeiros indícios de um mundo alienígena possivelmente habitado”.

K2-18b tem cerca de 2,6 vezes o diâmetro da Terra e é aproximadamente 8,6 vezes mais massivo. Ele orbita dentro da chamada “zona habitável” de uma estrela anã vermelha — uma região onde a água líquida pode existir na superfície, aumentando as chances de habitabilidade.

Com informações do Mais Goiás.

Foto: Pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados