Sindicato Rural de Porangatu promove “Natal com Anjos” com espaço adaptado para crianças autistas
O evento acontece nesta quinta-feira (19/12). A iniciativa ascende esperança de pais e mães que enfrentam dificuldades de inclusão social
No Brasil, estima-se que 1 a cada 110 pessoas tenha Transtorno do Espectro Autista (TEA), o que corresponde a aproximadamente 2 milhões de pessoas, ou 1% da população, segundo dados do IBGE e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Essa condição, que representa uma variação no funcionamento típico do cérebro e não uma doença, requer maior atenção da sociedade, especialmente por se tratar de um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por manifestações comportamentais, déficit na comunicação e na interação social. Situações comuns, como esperar em uma fila, podem ser simples para a maioria, mas representam grandes desafios para crianças com TEA.
Atento a essa realidade, o Sindicato Rural de Porangatu ampliou seu compromisso social para além das demandas tradicionais do setor agropecuário. Sensibilizado pelas histórias de pais e mães da Associação de Pais e Protetores do Autista de Porangatu (APPAP), a entidade decidiu promover o evento “Natal com Anjos” de forma inclusiva. A iniciativa busca proporcionar uma experiência adaptada para crianças com necessidades específicas, oferecendo não apenas um espaço de recreação, mas também uma oportunidade de conscientização para a sociedade.
“Até porque o agronegócio representa mais de 60% do PIB do município. Então, nós somos o maior gerador de renda do município, portanto, como o maior gerador de renda do município, também queremos ser o maior gerador de alegria para essa população”, afirmou Ana Amélia Paulino.
O “Natal com Anjos” será realizado na próxima quinta-feira, 19 de dezembro, a partir das 14 horas, e contará com recreação e entrega de brinquedos para mais de mil crianças. “Nós buscamos fazer não só ações sociais, mas ações sociais inclusivas, com um espaço para as crianças atípicas, para que elas possam ter um momento de descontração, um momento de alegria, pois elas já passam por tantas dificuldades. Então, o sindicato buscou a associação das crianças autistas para que possamos no ‘Natal com Anjos’ ter um espaço exclusivo para elas, onde elas poderão ter um momento de recreação e todas as suas limitações serão respeitadas,” explicou Ana Amélia Paulino, presidente do Sindicato Rural.
Para as mães da associação, a iniciativa do Sindicato Rural representa um gesto único, que elas nunca vivenciaram em outro lugar. “Muitas crianças autistas não participam desses momentos por causa da questão sensorial. Então, muitas vezes a gente até consegue levar a criança, mas elas não conseguem ficar por causa do tumulto, do barulho, não conseguem ficar na fila do brinquedo, não conseguem ficar na fila do lanche ou esperar até o final pra ganhar o presente, e essa iniciativa pra gente traz uma esperança de que daqui pra frente as pessoas tenham uma conscientização maior das necessidades das nossas crianças atípicas”, disse emocionada Denise Souza Melo, mãe de duas crianças autistas, Donato Augusto, de 11 anos, e Nicolas Bispo, de 4 anos.
Denise ainda destacou a importância do espaço adaptado para que as crianças possam participar do evento com dignidade e respeito às suas limitações: “Quando a Ana Amélia me ligou falando sobre isso, fiquei muito emocionada. Foi um olhar generoso, de muito respeito e carinho para com a nossa causa. Quando passei essa novidade para outras mães, o impacto foi enorme. Agora, teremos um espaço dedicado, onde eles poderão brincar, lanchar, tirar foto com o Papai Noel e ganhar seus presentes. Isso é muito emocionante para todas nós. O que o sindicato está fazendo é tirar a inclusão do papel e colocá-la no dia a dia, na nossa realidade. Esse espaço é uma oportunidade de inclusão verdadeira. É um exemplo que espero que outras entidades sigam”, comentou.
O evento reúne mais de 40 empresas e entidades, como a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Lions Club (Lions Clubs International), e a ACIAP (Associação Comercial e Industrial de Porangatu), além de lideranças como o deputado federal Jeferson Rodrigues, o presidente da FACIEG (Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado de Goiás), Márcio Luís, e o prefeito de Novo Planalto, Eudes Araújo.
[14:06, 16/12/2024] Deiviane TV: Sobre o Sindicato Rural:
Sob a liderança da advogada Ana Amélia Paulino, o Sindicato Rural de Porangatu desempenha um papel estratégico no desenvolvimento econômico da região norte de Goiás. Representando produtores rurais de diversas cadeias produtivas, a entidade promove eventos como a ExpoPec e a ExpoNorte, que impulsionam a economia local ao unir inovação tecnológica, negócios e tradição. Além disso, organiza ações como a Feira do Pequeno Produtor e a Expedição Safra, com foco em apoiar os agricultores em momentos de crise e fortalecer a sustentabilidade do agronegócio.
Com mais de 50 anos de história, o sindicato oferece aos seus associados uma ampla gama de serviços, incluindo assistência técnica, cursos de capacitação, negociações comerciais e suporte em questões trabalhistas e tributárias. Sob a gestão de Ana Amélia, a entidade se consolidou como uma força motriz para o crescimento econômico, valorizando as iniciativas dos pequenos e grandes produtores e reforçando seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade no campo.
Por Deiviane Jhasper